nossa democracia corre risco
assine a petição online aqui


13 de julho de 2010

Brasil sem vaga à mesa

Para quem andou trombeteando que o Brasil se tornou o mais novo ator no cenário Global, não deixa de ser hilário ver que o Itamaraty não conseguiu sequer um reles lugar para sentarse à mesa.

Potências negam ter Brasil e Turquia nas conversas com o Irã: Diplomatas afirmam não ser verdade que os dois países foram aceitos no Grupo de Viena. EUA, Rússia e França negaram ter aceito a entrada do Brasil e da Turquia no grupo que negocia o impasse nuclear com o Irã, como afirmara na véspera a imprensa do país, disseram ontem diplomatas a par das conversas.


Os funcionários das potências não excluíram, porém, a possibilidade de que os dois países ainda sejam incluídos nas negociações conduzidas pelo Grupo de Viena, em declarações à France Presse.

Fonte do Itamaraty ouvida pela Folha disse que apenas se cogitou a possibilidade de o Brasil negociar nas conversações que estão conduzidas pelo Grupo de Viena sobre o impasse nuclear no Irã.

Há 15 dias, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, manifestou disposição para retomar as negociações em agosto -apesar das novas sanções da ONU -, mas as condicionou à integração de Turquia e Brasil no diálogo.

Anteontem, a imprensa oficial iraniana havia atribuído ao chanceler Manouchehr Mottaki a informação de que o Grupo de Viena aceitara a entrada dos dois países.

Um funcionário americano disse também que os EUA obtiveram da Turquia a concordância em não se envolver na questão do Irã -o que não foi confirmado pelo país.

RÚSSIA
O presidente russo, Dmitri Medvedev, adotou o tom mais duro contra o país. "O Irã não está agindo da melhor maneira", e cobrou "cooperação" com a ONU. DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário