nossa democracia corre risco
assine a petição online aqui


21 de julho de 2010

Lula doa R$ 25 milhões à Gaza, que acaba de ganhar um luxuoso shopping

Ontem, Lula sancionou o texto que aprova a doação de R$ 25 milhões para a reconstrução da Faixa de Gaza, no território palestino. Será uma demonstração de ‘altruísmo’ por parte do presidente de um país, onde 57% de seus cidadãos ainda defecam em privadas improvisadas, adoecem, morrem, causando um enorme prejuízo ao Brasil?

Enquanto isto, a “empobrecida” Gaza, submetida ao “feroz” bloqueio israelense, e que, segundo os terroristas do Hamas, carece de material para reconstruir as casas destruídas na última guerra, acaba de ser contemplada com uma belíssima piscina olímpica e um novo e luxuoso centro comercial - um edifício de grande porte: o Gaza shopping.



Segundo a Agência de Notícias Ma'an, no sábado passado, o clube Ace-Sadaka inaugurou sua primeira piscina olímpica na Faixa de Gaza, com 50 metros de comprimento e 21 de largura. Embora a falta de água seja uma das queixas mais freqüentes do Hamás e sua laia, parece que eles não terão problemas para encher a piscina que vai consumir, no mínimo, dois e meio milhões de litros de água.

A cerimônia de inauguração foi cheia de pompa: contou com a presença dos ministros do governo do Hamas, dos membros do Conselho Legislativo da Palestina, dos líderes dos órgãos sociais da Conferência Islâmica e dos membros do clube.


Restaurantes caros
Tal como conta o jornal canadense Nacional Report, um dos raros meios de comunicação ocidental que ecoou a notícia, a maior parte das cidades israelenses não contam com uma piscina com estas características, mas isto não é tão surpreendente em um país que, ao contrário do que diz propaganda habitual, “muitos palestinos na Faixa de Gaza levam um estilo de vida próprio de classe média e até mesmo da classe alta”.

Inclusive, há restaurantes na linha das melhores cadeias ocidentais de qualquer capital da Europa Ocidental ou dos Estados Unidos, como Roots Club que, segundo o autor do artigo no National Post, Tom Gross, é freqüentado por soldados da ONU e jornalistas que, é claro , certamente não comentam em seus meios.

GAZA CENTER
Conforme conta, com humor, o blog Barcepundit, o Gaza Center foi criado por um grupo de empresários e investidores, e tem dois níveis: em um fica o supermercado e o restaurante, e outro com lojas do mais diversos artigos, joalherias, moda e acessórios.

A inauguração deste centro coincidiu com a visita de Catherine Ashton, a polemica alta representante dos negócios estrangeiros da União Europeia, que em declarações à imprensa, no último domingo, não hesitou em qualificar como "desumano" o "bloqueio" inaceitável de Israel à Gaza.

No entanto, apesar deste bloqueio, não parece haver muitos problemas para abastecer um centro com estas características, como se vê nas fotos e, mais detalhadamente na reportagem sobre o lugar, publicada pela agência palestina SafaImagens

Longe de ser um projeto completamente alheio ao poder político, vários deputados do Hamás participaram da inauguração, e até mesmo alguns ministros do governo da organização terrorista.

Paradoxos do bloqueio
O Centro de Gaza também não foi afetado, aparentemente, por restrições de energia frequentes como relatado pelos membros da flotilha da "solidariedade” e similares, pois tem ar condicionado em todo o edifício. Os promotores do centro não foram privados até mesmo de instalar os melhores sistemas de segurança, incluindo câmeras e, claro, vigilância 24 horas por dia.

E, além das instalações, o centro vai oferecer um outro serviço aos seus clientes - mergulhados na pobreza e no subdesenvolvimento de Gaza – o de compras online!

Material do Libertaddigital – Tradução FiladaSopa

3 comentários:

  1. Acho legal o Brasil doar dinheiro e ajudar países mais pobres, mas quando tiver esse dinheiro em excesso. E esta não é a situação atual do país. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Muito pelo contrário, Guilherme! A questão do saneamento básico que coloquei no início, onde 57% dos brasileiros ainda não têm esgôto, é o índicador mais deplorável para o país. Estamos ao lado das nações mais atrasadas do mundo, como Bangladesh. E por quê? Porque o governo não investiu como devia. O Brasil não será um país "emergente", doando nosso dinheiro, enquanto a diarréia matar milhares de brasileiros. Pobres, somos nós!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Guilherme Freitas é um petralha simpatizante de terroristas. É uma bactéria numa colônia de salmonela.

    ResponderExcluir