nossa democracia corre risco
assine a petição online aqui


1 de julho de 2010

No Brasil, os impostos são da Finlândia e os serviços públicos de Uganda

A Finlândia é um dos países com maior carga tributária do Planeta: 43% do PIB. Apenas 5% acima do Brasil (38%). Com este dinheiro os finlandeses oferecem aos seus cidadãos um sistema de previdência de qualidade; educação de primeiríssima – gratuita, desde a pré-escola ao doutorado; é um ótimo sistema de saúde pública (com plano odontológico). Estamos falando do país menos corrupto do mundo, segundo a Transparência Internacional.

Hoje, quinta-feira, 1, entrou em vigor a nova Lei do Mercado de Comunicações que tornou a Finlândia o primeiro país do mundo a reconhecer o acesso a internet banda larga como um direito fundamental de todos os cidadãos.

Enquanto isto no país tupiniquim, as notícias dão conta de que a “Rocinha vai ter internet de graça a partir de hoje”. Coisa mais infame para um país onde serviço de banda larga além de ser o mais caro é um dos piores do Mundo.

A frase acima, do título, foi dita por Delfim Neto, dias atrás. Mas eu discordo. Nossa situação é bem pior que em Uganda. Lá, as autoridades não se prestam a fazer proselitismo eleitoreiro. O atual projeto deles, por exemplo, é condenar gays à pena de morte. Eles não perdem tempo tentando engambelar o povo.

Aqui eles baixam a conta de luz para os pobres [antes das eleições] e esfolam ainda mais a classe média com aumentos abusivos; dão banda larga de graça à custa dos que pagam caríssimo por uma internet chinfrim, bastante piorada graças à carga tributária que incide no serviço. Reduzir a “banda larga.... de impostos”, para tornar o serviço mais acessível para todos, nem pensar.


Texto do FiladaSopa

2 comentários:

  1. Na Finlândia as coisas dão certo; no entanto, coloque um único petralha no governo e verás como tudo desmoronará.

    ResponderExcluir
  2. Nem pensar,Antonio!
    A palavra 'petralha' recentemente passou a constar em um dicionário. Quem sabe, num futuro próximo, o 'petralhismo' passe a constar tbém em algum catalágo de doenças bizarras da OMS. Justamente para evitar qq possibilidade de contaminação nas sociedades sadias

    ResponderExcluir