nossa democracia corre risco
assine a petição online aqui


11 de agosto de 2010

Brasil poderá pagar por desapropriação de terras no Paraguai

Vejam como são as coisas...

Fui dar uma volta pelo abc. paraguaio para ver como andava uma discussão estranha de ontem, onde o ministro do exterior afirmava que “o momento não era propício para se criar impasses com aquele que nos estende a mão” — referia-se ao ‘caridoso’ Lula, que mandou um avião da FAB ir buscar Fernando Lugo e trazê-lo ao Sírio Libanês. Eis que me deparo com o seguinte acinte: “O Brasil poderá pagar pelas terras de Teixeira. É uma alternativa”


Segundo as autoridades, a perspectiva é a de que o Brasil dê o dinheiro para a desapropriação das terras de um brasileiro. Ou seja: bancar o tratamento do câncer de Lugo é só a ponta do iceberg. Vai sobrar também a reforma agrária paraguaia. Você terá o link da matéria mais abaixo. Mas eu vou contar o que venho acompanhando sobre este assunto, há algum tempo.

Os sem-terra paraguaios invadiram uma parte da estância “Paso Kuruzú”, 22.000 hectares de soja, do brasileiro Ulises Rodrigues Teixeira, em Jaguareté Forest-Santa Rosa del Araguay.

Obviamente, que por se tratar de uma grande fazenda produtiva, o brasileiro exige o pagamento justo por suas terras; um valor que governo paraguaio alega não dispor e, por isto, se propõe a pagar apenas a metade do que vale a propriedade.

Este impasse vem de longe. Os sem terra estão pressionando fortemente o governo Lugo, para que o Estado efetive esta desapropriação, sob ameaça de usarem ainda mais violência. Tem políciamento, por lá.

Como sempre a solução acaba de ser tirada da cartola, pela via mais simplória possível: as autoridades relataram aos jornais locais, de hoje, que existe uma grande possibilidade de que o Brasil venha a dar o dinheiro para o Estado paraguaio comprar as terras de Teixeira.

"O governador de San Pedro, José Paková Ledesma, afirmou que o presidente Fernando Lugo e Dionisio Borda, ministro das Finanças, manifestaram a possibilidade de conseguir o dinheiro do Brasil para adquirir as terras de Teixeira" - no abc.

Como não bastasse a nossa triste condição de reféns dos marginais brasileiros do MST, agora, teremos de financiar mais este festival de extorsão do país vizinho. Por FDS (Arthur) - Matéria do abc aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário