Vejam como são as coisas...
Fui dar uma volta pelo abc. paraguaio para ver como andava uma discussão estranha de ontem, onde o ministro do exterior afirmava que “o momento não era propício para se criar impasses com aquele que nos estende a mão” — referia-se ao ‘caridoso’ Lula, que mandou um avião da FAB ir buscar Fernando Lugo e trazê-lo ao Sírio Libanês. Eis que me deparo com o seguinte acinte: “O Brasil poderá pagar pelas terras de Teixeira. É uma alternativa”
Segundo as autoridades, a perspectiva é a de que o Brasil dê o dinheiro para a desapropriação das terras de um brasileiro. Ou seja: bancar o tratamento do câncer de Lugo é só a ponta do iceberg. Vai sobrar também a reforma agrária paraguaia. Você terá o link da matéria mais abaixo. Mas eu vou contar o que venho acompanhando sobre este assunto, há algum tempo.
Os sem-terra paraguaios invadiram uma parte da estância “Paso Kuruzú”, 22.000 hectares de soja, do brasileiro Ulises Rodrigues Teixeira, em Jaguareté Forest-Santa Rosa del Araguay.
Obviamente, que por se tratar de uma grande fazenda produtiva, o brasileiro exige o pagamento justo por suas terras; um valor que governo paraguaio alega não dispor e, por isto, se propõe a pagar apenas a metade do que vale a propriedade.
Este impasse vem de longe. Os sem terra estão pressionando fortemente o governo Lugo, para que o Estado efetive esta desapropriação, sob ameaça de usarem ainda mais violência. Tem políciamento, por lá.
Como sempre a solução acaba de ser tirada da cartola, pela via mais simplória possível: as autoridades relataram aos jornais locais, de hoje, que existe uma grande possibilidade de que o Brasil venha a dar o dinheiro para o Estado paraguaio comprar as terras de Teixeira.
"O governador de San Pedro, José Paková Ledesma, afirmou que o presidente Fernando Lugo e Dionisio Borda, ministro das Finanças, manifestaram a possibilidade de conseguir o dinheiro do Brasil para adquirir as terras de Teixeira" - no abc.
Como não bastasse a nossa triste condição de reféns dos marginais brasileiros do MST, agora, teremos de financiar mais este festival de extorsão do país vizinho. Por FDS (Arthur) - Matéria do abc aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário