nossa democracia corre risco
assine a petição online aqui


30 de outubro de 2010

Integrantes do MST incendeiam sítio em Pederneiras

Marginais! Quem vai parar essa gente? A Dilma? – Arthur

A propriedade tinha sido invadida em 2009. Fazendeiro diz que os invasores o impedem de produzir

Cinco dias depois de terem sido despejados do Sítio Santa Marina em Pederneiras, integrantes do Movimento dos Sem-Terra (MST) e da Federação dos Trabalhadores Assalariados Rurais do Estado de São Paulo (Fetaresp) voltaram ao local e atearam fogo no pasto. As chamas consumiram metade da área total da propriedade, de 31 hectares. De acordo com o dono do sítio, Antonio Aversa Neto, o caseiro reconheceu alguns dos despejados entre os autores da queimada. 'Eles ainda o ameaçaram, dizendo que voltarão a invadir o sítio depois da eleição'.


A propriedade é vizinha do Assentamento Aimorés, administrado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e tinha sido invadida no dia 6 de agosto de 2009. O Incra alegava que o terreno fazia parte do assentamento. No início de outubro deste ano, a Justiça Federal reconheceu a titularidade de Aversa Neto sobre o terreno e mandou despejar os invasores.

O produtor rural teve de custear o transporte dos barracos e do pessoal. Segundo ele, os sem-terra não aceitam a decisão judicial e mantêm a propriedade sob cerco. A estrada municipal de acesso, que passa pelo assentamento, foi bloqueada com paus e arame. 'Eles ficam fazendo terrorismo e me impedem de produzir', disse Aversa Neto.

O Incra informou ter entrado com recurso contra a decisão favorável ao produtor. O MST negou participação no incêndio e informou que os sem-terra despejados não integram o movimento. O líder dos assentados, que se identificou apenas como Laércio, não quis falar sobre o caso. Agência Estado


Sem-teto invadem condomínio em Campo Grande
Cerca de mil pessoas invadiram, por volta das 3h deste sábado, um condomínio de apartamentos populares na Estrada dos Caboclos, em Campo Grande, na Zona Oeste. A polícia confirmou a invasão. As famílias sem-teto denunciaram ainda que policiais militares estão usando de violência para retirar os invasores do local. O condomínio seria entregue neste sábado às vítimas das enchentes. Por Flavia Lima – O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário