nossa democracia corre risco
assine a petição online aqui


13 de outubro de 2010

Saia-justa em todo mundo

Sem qualquer receio, o arcebispo de Brasília, dom João Braz de Aviz (foto), mostrou que religião e política são temas que têm íntima relação. Aproveitou a homilia durante a missa para Nossa Senhora Aparecida, ontem, na Esplanada dos Ministérios, e mandou um claro recado ao casal Joaquim e Weslian Roriz (PSC) e à candidata Dilma Rousseff (PT). Eles foram os principais alvos do arcebispo, que elogiou a Lei da Ficha Limpa, considerando-a "vitoriosa" por impedir que políticos de ficha suja concorram ou continuem com as suas campanhas. Dom João Braz ainda criticou candidatos e partidos que, após caírem nas pesquisas, afirmam "o contrário do que há pouco afirmavam" em torno de questões religiosas e "valores decorrentes", como o aborto. Ao se referir à incoerência política, não poupou: "Agora, com o perigo de ver seus índices de pesquisa caírem, de repente o assunto religião e seus valores decorrentes, como a defesa da vida, moveu candidatos e partidos a afirmarem o contrário do que há pouco afirmavam."


COM ENDEREÇO CERTO
A pregação do arcebispo dirigiu-se indiretamente à candidata Dilma Rousseff, que não compareceu à missa. A candidata disse, em 2007, que era a favor da descriminalização do aborto, mas adotou um discurso menos controverso depois que começou a enfrentar a contestação de lideres religiosos e manifestação de eleitores. Mas sobrou também para o casal 20 - Joaquim e Weslian Roriz. Os dois ouviram as considerações de dom João Braz sobre a Lei da Ficha Limpa, apoiada pela Igreja Católica. "A ficha limpa é uma lei vitoriosa, ajudou a impedir que políticos corruptos nos governem. Alguns foram barrados em suas candidaturas, outros foram impedidos de continuar suas campanhas", afirmou o arcebispo, para o constrangimento do casal Roriz, que aplaudiu discretamente.

No último dia 5, foi transmitido ao vivo o sermão, em que o padre pedia aos fiéis que não votassem em Dilma Rousseff (PT) no segundo turno das eleições presidenciais. A candidata e sua coligação entraram com representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pedindo direito de resposta contra a emissora. No dia 8, o PT assinou um acordo com a emissora sobre o pedido de direito de resposta feito pela legenda ao canal de televisão no TSE. Do Alto da Torre – Jornal de Brasília





Nenhum comentário:

Postar um comentário