nossa democracia corre risco
assine a petição online aqui


30 de junho de 2010

Aumento na conta de luz: chegou a conta pelo Apagão de novembro

Eletropaulo vai reajustar contas de luz em 1,03% . A conta de luz da maior parte dos consumidores atendidos pela Eletropaulo vai subir a partir de domingo. A Aneel autorizou ontem o reajuste médio de 1,03% para os clientes residenciais da empresa que não se enquadrarem nos critérios de baixa renda. As indústrias que recebem energia em alta tensão terão em média reajuste de 1,11%.Para os consumidores de baixa renda, beneficiados pelos subsídios da chamada Tarifa Social, haverá uma redução de 6,5%.


A Eletropaulo é a segunda maior distribuidora no País, atrás apenas da mineira Cemig, e atende cerca de 6 milhões de unidades consumidoras em 24 municípios da Grande São Paulo, inclusive a capital paulista.

A Aneel informa que um dos itens que tiveram maior efeito no reajuste da Eletropaulo foi o aumento na Conta de Consumo de Combustível (CCC)que, no caso da Eletropaulo, teve aumento de 117,32%. A CCC é um encargo pago por todos os consumidores e usado para subsidiar a geração de energia no sistema isolado da Região Norte do País.

O governo mudou as regras de cálculo da CCC. Até o ano passado, o encargo custeava apenas os gastos relativos ao combustível usado nas usinas térmicas da Região Norte. A nova metodologia, que entrou em vigor por meio de medida provisória, fez com que a CCC passasse a cobrir toda a diferença entre o custo de geração nos sistemas isolados e o do chamado Sistema Interligado Nacional. No sistema interligado, em que predomina a produção de energia em usinas hidrelétricas, os custos são bem menores. Por Leonardo Goy - O Estado de S. Paulo

Para quem não se lembra: Apagão de novembro vai aumentar contas de luz, diz Aneel. E por falar em incompetência e má-fé, quando é que vão nos devolver os R$ 7 Bilhões, tungados de nossa conta de luz?

Nenhum comentário:

Postar um comentário