nossa democracia corre risco
assine a petição online aqui


23 de junho de 2010

Os "amigos" da Lista

Hugo Chávez, Raúl Castro e Ahmadinejad estão entre os 23 piores "tiranos" do planeta, listados pela revista "Foreign Policy". O troféu ficou com Kim Jong da Coreia do Norte. Segundo o autor da lista, George B.N. Ayittey - presidente da Free África em Washington, eles foram classificados pelos critérios de perfídia ignóbil, traição cultural e devastação econômica. Para Ayittey, o aspecto traiçoeiro mais irritante do despotismo é a freqüência com a qual muitos deles começaram suas carreiras: como “defensores da liberdade”.


Kim Jong (primeiríssimo) – “Kim tem empobrecido seu povo, permitiu a fome desenfreada e jogou centenas de milhares em campos de prisioneiros (onde cerca de 200.000 padecem até hoje) – e gasta os poucos recursos preciosos de seu país em um programa nuclear”.

Chávez (17º lugar) – “é o líder charlatão da Revolução Bolivariana que promove uma doutrina de democracia participativa na qual ele é o "único participante”. Em seus 11 anos no poder, ele encarcerou dirigentes opositores e estendeu por tempo indefinido o prazo de seu mandato”.

Raúl Castro (21º lugar) - “Com dois anos no poder, Raúl ficou em um dos últimos lugares da lista, talvez porque tenha algum defeito intelectual que não lhe permite perceber que a revolução que lidera é antiquada”.

Há pelo menos 40 ditadores no mundo hoje, e cerca de 1,9 bilhão de pessoas vivem sob o jugo dos 23 autocratas. Listagem e matéria completa: “O pior dos piores” Fila da Sopa

Nenhum comentário:

Postar um comentário