nossa democracia corre risco
assine a petição online aqui


24 de junho de 2010

Os mais jovens vão custear os planos de saúde dos idosos

ANS quer novo cálculo de mensalidade para planos de saúde dos idosos. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão que regulamenta e fiscaliza o setor, quer mudar o método de cálculo das mensalidades dos planos de saúde dos idosos. O objetivo é fazer com que eles não paguem mensalidades tão altas. O presidente da ANS, Maurício Ceschin, tem planos para negociar a criação de uma espécie de capitalização, na qual parte do que os usuários mais jovens pagassem agora serviria para ajudar o custeio do plano no futuro.


Por outro lado, a agência tem a preocupação de não afastar os mais jovens do serviço, o que traria um desequilíbrio ao setor. Assim, se esse modelo for criado, seria opcional.

Caso entre em vigor, a mudança valeria, pelo menos inicialmente, apenas para os planos considerados novos, aqueles contratados a partir de janeiro de 1999, quando a ANS passou a regular a prestação de serviços de planos de saúde. Cerca de três milhões de pessoas com mais de 60 anos têm planos novos e poderiam ser beneficiados com a alteração em estudo.

A ANS poderá criar uma câmara técnica para discutir o tema com representantes das operadoras, dos órgãos de defesa do consumidor e dos médicos, ou colocar o projeto em consulta pública. É preciso verificar ainda se é necessário fazer alguma mudança na legislação.

A ANS também vai determinar prazos para atendimento dos clientes de planos de saúde. O primeiro passo é a coleta de dados sobre esses períodos com as próprias empresas. Para isso, a agência pôs em seu site (www.ans.gov.br) um questionário para que as operadoras informem quanto tempo demoram para liberar consultas, exames, internações e cirurgias, entre outros procedimentos. Os dados serão analisados por um grupo criado para elaborar as novas regras para os clientes dos planos de saúde. Djalma Oliveira, do Extra

Concluo: o SUS é uma desgraça, mas o governo insiste em regular cada vez mais a atuação do setor privado, impondo-nos cargas pesadíssimas que são de obrigação do Estado, que cobra pelo INSS - sem nada oferecer de volta. Se isto já não é socialismo, então estou louco! Fila da Sopa

Nenhum comentário:

Postar um comentário