nossa democracia corre risco
assine a petição online aqui


15 de julho de 2010

Brasil faz doação humanitária para escolas do Iraque

O Governo destinou US$ 500 mil para programas da ONU. O dinheiro será usado na reforma e construção de escolas e na melhoria da alimentação escolar no país árabe.

Enquanto isto, o portal do Nordeste (SNN) trás a seguinte notícia, hoje, quinta-feira (15): “situação de caos em escolas públicas da Paraíba”: MPPB detecta prédios infestados de cupins; unidades sem ventiladores, cozinhas sem gás; alunos recebendo apenas uma concha de sopa como merenda. E por aí vai. Mas eu te convido a fazer um teste:


Experimente colocar no Google - “teto de escola desaba”. É surpreendente a quantidade de escolas desabando por todo país. Mas vamos filtrar nossa pesquisa e procurar pelos desabamentos ocorridos apenas nos últimos 4 meses. Nos Estados do Norte/Nordeste foi onde mais crianças ficaram feridas. Na Bahia foi recorde.

Mas se não estiver satisfeito com os desabamentos, então ofereço esta notícia bem fresquinha, de 13.Jul.2010: “No último pau de arara”: Sem segurança, crianças do interior do Ceará são levadas para a escola em carrocerias de caminhões e muitas morrem em acidentes

Bom, eu não estou falando nada que ninguém não saiba. Mas é que é muito duro ouvir de um canalha que “beliscão dói prá cacete”, enquanto ele dá de costas para uma responsabilidade que é, irremediavelmente, sua: fiscalizar a verba destinada aos Estados para cuidarem da educação das crianças. Ou melhor: acudir nossas crianças antes de fazer média lá fora, com nosso dinheiro.

A propósito: a foto que ilustra o tópico não é de nenhuma escola destruída no Iraque, mas sim, de uma escola do Rio Grande do Norte, mais precisamente na cidade de Ipueira, que desabou em maio deste ano - uma semana depois que a Governadora, Wilma de Faria, esteve na cidade para inaugurar sua reforma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário