nossa democracia corre risco
assine a petição online aqui


17 de julho de 2010

Coréia do Norte: amputações e cirurgias sem anestesia e à luz de velas

BBC: Um relatório da Anistia Internacional pôs em evidência que o sistema de saúde na Coreia do Norte é incapaz de satisfazer as mais básicas necessidades da população . São péssimas as condições de saúde no país comunista.



Com base em 40 entrevistas com desertores e profissionais de saúde que trabalham com norte-coreanos, a organização de direitos humanos denuncia que os hospitais carecem de condições básicas para funcionar.


Amputações sem anestesia ou cirurgias, praticadas durante a noite, têm que ser feitas à luz de velas. Isto é parte do panorama descrito pelo documento.

Como observou o correspondente da BBC em Seul, John Sudworth, as testemunhas denunciaram que muitos médicos exigem pagamento e quem não pode pagar praticamente fica sem nenhuma cobertura de saúde. "A Anistia Internacional considerou que os médicos recebem pagamentos para a maioria dos serviços; em cigarros, álcool ou comida pelas consultas, e em dinheiro efetivo pelos exames e cirurgias ", diz Sudworth .

Isto, apesar de Pyongyang proclamar que seu governo garante a cobertura médica a toda a população.

Fracasso:
"A Coréia do Norte fracassou em prover o mais básico em saúde. Isso é especialmente verdadeiro para os mais pobres que não podem pagar”, denuncia a diretora-adjunta da Ásia-Pacífic da Anistia Internacional, Catherine Baber.

“Os norte-coreanos estão em necessidade urgente de assistência médica e alimentar. É crucial que a ajuda à Coréia do Norte não seja usada para fins políticos por parte dos doadores”, disse Baber. O relatório, intitulado - “O estado despedaçado da saúde na Coréia do Norte”, aponta que a situação está agravada por problemas de desnutrição que assola o país.

"Recebemos 15 quilos de milho e um ou dois de arroz por mês. Para esticá-lo, fazemos álcool de milho e comemos os sedimentos que sobram. É difícil por causa do gosto amargo, mas estamos famintos”. Com este testemunho de Lee, uma mulher de 39 anos da província Chongjin, se abre o relatório.

A organização documenta que a desnutrição crônica ataca o sistema imunológico da população e serve como terreno fértil para as epidemias. O texto também cita um relatório do Programa Alimentar Mundial da ONU, segundo o qual "a melhoria da segurança alimentar na Coréia do Norte entre 2001 e 2005 foi completamente revertida nos últimos anos". Via Reportero 24Tradução do FiladaSopa

Minha opinião pode parecer fria e injusta, mas o fato é que enquanto houver assistência humanitária para as vítimas dos ditadores, o mundo estará apoiando e alimentando o maldito comunismo.

LEIA TAMBÉM: O mundo maravilhoso de Kim Jong-il de Marcos Guterman do Estadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário