nossa democracia corre risco
assine a petição online aqui


17 de julho de 2010

Atentai, acionistas da Petrobras

Estatal vai ter uma dívida maior do que 33% de seu patrimônio. As ações da Petrobras desvalorizam 24% desde janeiro - Desempenho pior no setor, só da British Petroleum. As ações caíram 30% por causa do desastre ambiental no Golfo do México.


“Todas as petrolíferas sofreram por causa da mudança toda de custos, de perfuração, de exploração, o próprio seguro ambiental que essas empresas possuem provavelmente ficará bem mais caro, então, no geral, todas sofreram. A Petrobras sofreu mais por causa da capitalização”, diz o economista Renato Bandeira de Mello.

Para fazer novos investimentos, como a exploração do pré-sal, por exemplo, a Petrobras precisa se capitalizar, ou seja, oferecer ações no mercado para levantar dinheiro. Mas como ela está demorando muito pra fazer isso, acaba gerando um ambiente de incertezas para os investidores.

E incerteza no mercado financeiro é sinônimo de perdas.
“A Petrobras vai ter uma dívida maior do que 33% de seu patrimônio e isso vai acabar provocando o encarecimento de sua dívida. E isso acaba diminuindo o repasse de lucro e dividendos pros acionistas”, conclui economista Miguel Daoud. Jornal da Globo – última edição

Nenhum comentário:

Postar um comentário