nossa democracia corre risco
assine a petição online aqui


27 de julho de 2010

O Estado em uma espiral de morte causada pela revolução marxista de Chávez

Venezuela: refugio de terroristas? Enquanto o mundo não faz nada, Chávez ajuda os narcoterroristas das FARC que usam a Venezuela como um refúgio seguro. A Colômbia quer pará-lo.

Estes fatos são conhecidos há anos, então é provável que, como o presidente Álvaro Uribe se prepara para deixar o cargo, ele queira isso para o registro - talvez para construir um processo judicial internacional. Mas Uribe também pode estar tentando alertar o mundo que o narcoterrorismo poderá estender-se além das fronteiras regionais.

Existem 80 acampamentos terroristas facilmente localizáveis dentro da Venezuela, que a OEA se recusou a investigar. Mas, além de abrigar terroristas e cinco dos principais líderes das Farc, há uma sensação perturbadora de que as Farc tenham penetrado no governo da Venezuela, no mais alto nível – o que torna a guerra do México contra os narcotraficantes algo manso, se comparado. IBD Editorials


Três funcionários venezuelanos, de nível baixo, apontados pelo Departamento do Tesouro dos EUA em 2008,foram designados para ajudar os chefões das Farc, e alcançaram altos cargos no regime de Chávez.

O general Henry Rangel Silva foi promovido a Comandante Operacional Estratégico da Forças Armadas Bolivarianas, segundo o site confiável “Caracas Gringo” -, ele está a um comando apenas abaixo de Chávez.

O ex- ministro do Interior, Ramon Rodriguez Chacin, cujos laços com as Farc datam de 1980, dizem estar morrendo de câncer. Mas seu principal lugar-tenente, o coronel Miguel Rodríguez Torres, agora dirige a Sebin, novo serviço de espionagem de Chávez. Enquanto isso, o terceiro do narco-triunvirato, o general Hugo Carvajal, continua sendo o chefe da inteligência militar venezuelana.

Com uma equipe como essa, não é nenhuma surpresa que a Venezuela permita 80 acampamentos das Farc dentro de suas próprias fronteiras.

Mas a presença das Farc é ainda mais difundida na Venezuela do que isso. Por exemplo, as Farc controlam 60% do tráfico de cocaína da Colômbia, e os funcionários dos EUA dizem que os vôos de drogas para a Venezuela nunca foram tantos quanto agora.

As Farc também seqüestram para pedir resgate. Isso se tornou algo comum, não apenas na fronteira com a Colômbia, mas em todo território venezuelano, segundo disseram à IBD, os agricultores no estado de Yaracuy. Eles dizem que as únicas pessoas que podem vender terras ou gado, dentro do espírito de expropriação marxista de Chávez, são os bandidos bem armados das Farc, cujas terras provavelmente não serão confiscadas.

Por isto, como a economia da Venezuela está derrubada pelas ações do manicômio socialista de Chávez, as Farc parecem ser o força de suas mãos.

Dê uma olhada na economia da Venezuela: Tem 31% de inflação e é isso é o que o governo admite. Cerca de 32 % do abastecimento de alimentos está nas mãos do governo - com a previsível escassez e má gestão. A eletricidade e água hora é ligada, hora desligada.

Os controles cambiais e o encerramento do livre comércio, por Chávez - com a Colômbia, reduziram os negócios em 70%, o que significa escassez de produtos básicos e bens essenciais de consumo – desde sal e pneus para equipamentos agrícolas e até mesmo gasolina.

Como resultado, as pesquisas mostram que a popularidade de Chávez está caindo abruptamente. Afinal, ele prometeu aos pobres que ao contrário do passado dos “oligarcas”, ele iria cuidar de todas as suas necessidades. Em vez disso, eles estão piores que nunca.

Chávez já não pode mais conseguir o apoio para a guerra contra a Colômbia ou contra os EUA, como ele tentou fazer neste fim de semana. Também foi revelador quando, na semana passada, seus líderes tiveram que assegurar que os militares venezuelanos permaneciam leais a Chávez, contra a Colômbia - um sinal de que provavelmente não é bem assim. Chávez também cancelou uma visita a Cuba porque, segundo ele, poderia haver uma iminente invasão dos EUA. Foi o ato de alguém com medo de sair pelo que poderia acontecer.

Em suma, estamos vendo um Estado falido que, talvez, esteja em uma espiral de morte causada pela revolução marxista de Chávez, que representa a corrupção, a destruição dos direitos de propriedade e o fim do império da lei, foi a incubadora ideal para uma tomada de posse pelo terrorismo. Isso é o que acontece quando uma democracia não é realmente uma democracia, mas todo mundo finge que é.

Agora vem a desintegração, cujo custo será assumido pela Colômbia mais do que ninguém - que, nos últimos anos, tem sido como uma estrela brilhante como a Venezuela tem sido um buraco negro.

A Colômbia terá de aceitar milhões de refugiados se a Venezuela vier a implodir. Também terá que pagar o custo da reconstrução da Venezuela. Ninguém mais o fará.

Talvez por isso, Uribe queira expôr e minar o terror de Chávez agora, não depois. Estados responsáveis não consentem terroristas - não só porque eles ferem os seus vizinhos, mas também porque, eventualmente, os engole.

Isso é exatamente para onde a Venezuela está indo

Titulo original: Venezuela: refugio de terroristas? - IBD Editorials » : Investors.comTradução FiladaSopa (Arthur) (obs: o início do texto não foi traduzido, mas pode ser lido no link)

Nenhum comentário:

Postar um comentário