nossa democracia corre risco
assine a petição online aqui


26 de agosto de 2010

Comitiva do Itamaraty vai a Roraima discutir integração fronteiriça

Uma comitiva chefiada pelo subsecretário-geral da América do Sul, Central e do Caribe do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Antônio José Ferreira Simões, chega a Roraima no início da tarde desta quinta-feira, 26. O grupo vem acompanhado do representante das Centrais Elétricas Brasileiras S.A (Eletrobrás), Pedro Luiz Jatobá, e se reúne, às 16h, no Palácio Hélio Campos, com representantes do governo estadual e de segmentos sociais, a fim de discutir a integração entre Brasil, Guiana, e Venezuela.

Embaixador brasileiro em Caracas de 2008 a 2010, Antônio José Ferreira Simões tem vasto conhecimento sobre a fronteira norte do país e segue na sexta-feira, 27, para Georgetown, onde se encontrará com o presidente da Guiana, Bharrat Jagdeo. A finalidade da visita é dá prosseguimento aos trabalhos iniciados pelo Comitê de Fronteira em novembro de 2009.



Ponto de parada do grupo, Roraima passou a ser obrigatório nas discussões, sobretudo depois da aproximação com o estado fronteiriço de Bolívar iniciada pelos encontros de governadores dos dois estados. Os debates têm grande interesse para Roraima, devido à possibilidade de ampliar as relações comerciais com a Guiana e com a Venezuela e estabelecer uma rota direta de turismo para os países caribenhos.

Entre os assuntos na pauta da reunião, está a necessidade de melhoria da interligação rodoviária com a Guiana. A intenção do governo brasileiro é financiar a pavimentação da estrada entre Lethem e Linden, o que completará a conexão entre Boa Vista e Georgetown, já facilitada pela construção da ponte sobre o rio Itacutu.

A construção de uma hidrelétrica binacional na fronteira com a República da Guiana também será discutida. Esses investimentos são estratégicos e podem ampliar os acordos comerciais com o país vizinho. Importante na condução da política de integração fronteiriça, Roraima já deu passos fundamentais nessa direção e terá representantes do governo estadual na reunião com o presidente da Guiana.

Ao apostar na integração com a Venezuela, o estado já obteve conquistas como a conexão por fibra ótica, que o governo federal pretende levar para o estado do Amazonas e acordos de intercâmbio estudantil e de repasse de tecnologia, principalmente na área da agricultura. Roraima em Foco – Por Albani Mendonça

Nenhum comentário:

Postar um comentário