nossa democracia corre risco
assine a petição online aqui


26 de agosto de 2010

Lula sanciona lei que amplia poderes do ministro da Defesa

Forças Armadas subordinadas ao petismo

Antes coadjuvante, chefe da pasta comandará as Forças Armadas

O presidente Lula sancionou ontem lei que cria um superministro da Defesa. O titular do cargo -hoje Nelson Jobim- ganha mais poder, enquanto as Forças Armadas se tornam subordinadas legalmente ao Ministério. Entre as mudanças, por exemplo, é que o ministro da Defesa passará a decidir quem serão os comandantes das Forças Armadas. Pela lei atual, ele é apenas ouvido. Por Simone Iglesias



A lei também cria o Estado-Maior das Forças Armadas e, consequentemente, o comandante maior das Forças Armadas, cargo que será ocupado pelo general José Carlos de Nardi.

Também fica definida na lei a nova cadeia de comando em situação de guerra -e o ministro agora passa a ser parte do comando. A "estrutura militar de guerra" em vigor até então não previa isso.

Lula também assinou projeto de lei enviado ao Congresso Nacional que cria 488 cargos comissionados na Defesa. O custo será de R$ 18,9 milhões anuais.

A nova lei ainda dá poder de polícia à Marinha e à Aeronáutica. O Exército já tinha essa prerrogativa. Com isso, ambas poderão participar de fiscalização de carros e ônibus nas fronteiras, apreender contrabando, armas e drogas, por exemplo.– Folha de São Paulo


LEIA TAMBÉM: OPINIÃO DO ESTADO
Governos submissos, Nação conivente – Por Luiz Eduardo Rocha Paiva – General da Reserva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário