nossa democracia corre risco
assine a petição online aqui


17 de agosto de 2010

A hemorragia de leitores do Times

O jornal de Londres perde 1,2 milhões de usários ao introduzir o pagamento em seu site

A edição digital do "The Times" sofreu uma hemorragia leitores desde que decidiu fechar seus conteúdos há três meses, de acordo com os dados mais recentes da consultoria comScore, que mostram uma perda de 1,2 milhões de usuários desde que os sites da Times News Corporation, grupo proprietário do "The Times" e "The Sunday Times, optou por dividir as versões online destes jornais e por levantar um muro de pagamento.


Essa cifra representa uma queda significativa da 2.790.000 usuários que se registraram em maio, quando o “The Times” ainda era de acesso gratuito. Em termos de páginas vistas, estas passaram de 29 milhões registrados em maio para 9 milhões em julho, também houve uma redução acentuada. Segundo as estimativas da comScore, o número de leitores que realmente gasta tempo no site foi reduzido quase pela metade.

De qualquer maneira, estes dados estavam dentro das previsões dos proprietários e editores do jornal britânico, que já advertiam para uma forte queda de leitores de sua edição digital quando anunciaram a implantação do pagamento para acessar o conteúdo. Em entrevista à BBC, o editor do “The Sunday Times”, Jonh Witherow, assegurou há alguns meses que os números cairiam em até 90%, e deixava claro, tal como outros executivos, que a chave não está no volume de leitores , mas nos benefícios obtidos.

Fechar o conteúdo dos jornais na Internet é uma tendência que alguns meios começam a adotar, mas ainda uma minoria. Seu maior impulsor, Rupert Murdoch, o magnata da comunicação e proprietário do grupo ao qual pertence o “Times”, está convencido de que acabará vencendo. O certo é que vários jornais de prestígio estão observando atentamente o caso do "Times" londrino e sua evolução. Nos próximos meses irá estrear a edição paga do “The New York Times”, especificamente no início de 2011, que optou por um sistema de assinatura diferente . O grupo do jornal The New York Times Company, decidiu há poucos dias que pretende fechar o conteúdo do Woncester Telegran & Gazette, sua publicação de Massachusetts.Fonte: Abc es. Digital - Traduzido pelo FDS (Arthur)

Nenhum comentário:

Postar um comentário