nossa democracia corre risco
assine a petição online aqui


18 de setembro de 2010

No agreste, votos por água

Coma disputa acirrada pelo governo, denúncias de fraudes não param no estado. PF apura o uso de carros-pipa para conquistar eleitores

Em meio a muitas denúncias feitas às autoridades eleitorais, pelo menos uma chamou a atenção da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público Federal: a troca do voto pela água. O fato estaria acontecendo no interior do Piauí, estado em que a disputa está acirrada, principalmente na segunda colocação, com dois candidatos praticamente empatados. Na última pesquisa, realizada na primeira semana de setembro, Wilson Martins (PSB)-que disputa a reeleição-aparece na liderança, mas pouco à frente de seus principais adversários, Sílvio Mendes (PSDB) e João Vicente Claudino (PTB). Por Edson Luiz


De acordo com a sondagem realizada pelo Ibope entre 7 e 9 de setembro, o governador Wilson Martins tinha 34% das intenções de voto, 10% a mais do que no mês anterior. Seu mais próximo concorrente, segundo o levantamento, é o tucano Sílvio Mendes, que apareceu com 27%. Na terceira colocação, está Claudino, dono de 23%. Os outros dois candidatos - Major Avelar (PSL) e Geraldo Carvalho (PSTU) - aparecem com 1%.

Romualdo Brasil (PSol) e Francisco Macedo (PMN) obtiveram menos de 1%. Brancos e nulos totalizaram 4%, e indecisos, 10%. A pesquisa, registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o nº 25.133/2010, ouviu 812 eleitores e a margem de erro é de três pontos percentuais.

A disputa no Piauí também é pela presença da candidata do partido à Presidência da República, Dilma Rousseff. Para evitar problemas com aliados, ela pode adiar uma possível ida ao estado caso não haja um único palanque.

Isso já aconteceu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que gravou programas para o candidato ao Senado Federal do partido, Antônio José Medeiros, e para Ciro Nogueira, que disputa a cadeira pelo PP. Segundo o outro candidato ao Senado, o ex-governado Wellington Dias (PT), as coordenações das campanhas decidirão como será montado o palanque.

Preocupação A proximidade entre os candidatos também está tornando as campanhas acirradas, o que vem preocupando as autoridades.

"Em uma eleição muito disputada, diariamente aparecem denúncias", afirma o procurador regional eleitoral Marco Aurélio Adão. Umas delas, que vem sendo investigada pela PF, é a troca de carros-pipa por voto no agreste do Piauí, região que sofre com os problemas da seca. A PF não quis comentar as informações nem revelou em que tipo de investigação vem atuando.

Segundo o procurador, outro problema sério - e que vem chamando a atenção do Ministério Público (MP)- é a compra de lideranças regionais. "Os supostos aliciamentos de lideranças, sejam elas políticas ou comunitárias, têm sido comuns", diz Marco Aurélio Adão. Até agora, o MP e a PF abriram pelo menos 30 processos de investigação de crimes eleitorais, incluindo abuso de poder econômico - CORREIO BRAZILIENSE


Nenhum comentário:

Postar um comentário