nossa democracia corre risco
assine a petição online aqui


8 de outubro de 2010

Arcebispo de São Paulo defende manifestação de bispos sobre eleições

Dom Odilo é contra punir religiosos que pedirem a fiéis para não votar no PT

O cardeal-arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, defendeu ontem a livre manifestação de bispos e padres, como dom Luiz Gonzaga Bergonzini, de Guarulhos, que têm pregado o voto contra a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, alegando que ela é a favor do aborto:

- Eles (padres e bispos) são livres para se manifestar - disse o cardeal, em entrevista para falar sobre a Semana Nacional da Vida, que terminou ontem, e o Dia do Nascituro, que é hoje.

Mesmo lembrando que a posição oficial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é não indicar partido ou candidato, dom Odilo afirmou que não cabe punição ao bispo de Guarulhos e a outros três - Nelson Westrup, dom Benedito Beni dos Santos e Airton José dos Santos, todos dirigentes da CNBB - que pedem aos católicos para não votar no PT:


- Somos mais de 400 bispos católicos no Brasil, membros da CNBB. Temos cabeças diferentes e, muitas vezes, posições diferentes. Porém, a posição assumida pela CNBB, aquela da assembleia geral, ela vale, foi votada; portanto não há divisão.

Ele defendeu o direito de os eleitores conhecerem a posição dos candidatos sobre temas importantes:

- (O aborto) é questão que merece consideração política. Ou a vida humana seria tão desprezível que não merece atenção da discussão política? O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário