nossa democracia corre risco
assine a petição online aqui


20 de outubro de 2010

PF liga quebra de sigilo a jornalista da campanha de Dilma

Investigação da Polícia Federal fez conexão entre a quebra do sigilo fiscal de pessoas ligadas ao candidato José Serra (PSDB) e o dossiê preparado pelo chamado "grupo de inteligência" da pré-campanha de Dilma Rousseff (PT), segundo reportagem publicada na "Folha de S. Paulo" nesta quarta-feira.

A PF descobriu que o jornalista Amaury Ribeiro Jr. encomendou a compra de informações obtidas ilegalmente ao despachante Dirceu Garcia. Este último intermediou a compra dos dados obtidos ilegalmente em agências da Receita no Estado de São Paulo.

O elo foi estabelecido a partir do levantamento de ligações entre o despachante e o jornalista revelado pelo cruzamento de extratos telefônicos obtidos pela PF com autorização judicial. O uso de informações confidenciais de tucanos no dossiê petista foi revelado pela Folha em junho.

Em depoimento à polícia neste mês, Garcia confirmou que Amaury pagou pelos dados da filha e do genro de Serra, Verônica e Alexandre Bourgeois, do dirigente tucano Eduardo Jorge e de outros integrantes do PSDB. O despachante disse ter recebido R$ 12 mil pelo trabalho.

No inquérito aberto para investigar a violação do sigilo fiscal de parentes e pessoas próximas a Serra, a PF já ouviu até agora 37 pessoas em mais de 50 depoimentos - alguns foram inquiridos mais de uma vez.

Ribeiro Jr. não foi indiciado até o momento. Ele sempre negou que estivesse trabalhando para a campanha do PT, mas teria participado de uma reunião da "equipe de inteligência" no dia 20 de abril num restaurante de Brasília. Na ocasião, o responsável pela comunicação da pré-campanha de Dilma era o jornalista Luiz Lanzetta.

A existência do grupo foi revelado por uma reportagem da revista "Veja" em que Amaury atribuia a uma ala do PT o furto de informações do seu computador e o vazamento "por interesse político".

Garcia chegou a negar envolvimento com o caso, mas depois de ser confrontado com o histórico de telefonemas dele com Amaury admitiu o pedido e a execução dos serviços. Agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário