nossa democracia corre risco
assine a petição online aqui


4 de outubro de 2010

Serra vence nos EUA; Dilma, na Argentina

Tucano teve 45,2% em NY, maior colégio eleitoral fora do Brasil, contra 26,5% da petista e 25,3% de Marina. Serra foi o preferido dos brasileiros que vivem no Reino Unido, em Washington, e nos Emirados Árabes.

O candidato do PSDB, José Serra, foi o vencedor da disputa no exterior. Com praticamente todos os votos apurados, o tucano obteve 40,26% daqueles válidos. A petista Dilma Rousseff ficou em segundo, com 36,82%, enquanto Marina Silva, do PV, levou 20,42%. Até o fechamento desta edição, 99,83% dos votos no exterior já haviam sido apurados - restando apenas uma urna para a conclusão. A Justiça Eleitoral registrou 200.392 eleitores aptos a votar fora do país, mas apenas 88.807 compareceram às urnas: uma taxa de abstenção de 55,52%. Em 2006, quando pouco mais de 41 mil eleitores votaram no exterior, a porcentagem de abstenção foi de 51,92%. Naquele ano, cerca de 86 mil brasileiros se registraram para votar fora. Por Felipe Seligman e Cristina Fibe de NY


Em Nova York, o maior colégio eleitoral fora do país, menos da metade dos eleitores compareceu ao pavilhão de Manhattan. De 21.076 brasileiros registrados - contra 12.657 em 2006-, apenas 8.809 votaram.

Serra ficou com 45,2% dos votos válidos (excluindo-se brancos e nulos), Dilma com 26,5% e Marina com 25,3%.

Para o cônsul-geral em NY, Osmar Chohfi, a alta abstenção se deve ao fato de muitos terem que viajar durante "quatro, cinco horas" para votar. A jurisdição de Nova York abrange os Estados de Nova Jersey e Pensilvânia.

Chohfi afirma que o aumento dos eleitores no exterior se deve a um "maior interesse pela conjuntura" do país e "ao interesse pelo Brasil internacionalmente".

Alguns brasileiros, como a cantora Baby do Brasil, tentaram votar em NY sem saber que teriam de ter transferido o domicílio eleitoral. Baby chegou defendendo Marina, mas saiu sem poder votar.

Além de NY, a Folha acompanhou as votações em Washington D.C., Londres, Buenos Aires e Abu Dhabi.

PELO MUNDO
Até a conclusão desta edição, Serra havia vencido também em Washington, no Reino Unido e nos Emirados Árabes Unidos. Dilma ficou em primeiro na Argentina. Desde as últimas eleições, o número de eleitores cadastrados em Washington mais que dobrou. Podem votar ali brasileiros residentes também em Maryland, Virgínia, Virgínia Ocidental, Ohio, Kentucky e Delaware.

Em Londres, onde 3.366 compareceram para votar (48% do total de brasileiros registrados), 37% dos votos válidos foram para Serra; Dilma ficou com 35,6%, e Marina alcançou 25,1%.

"A gente esperava ganhar desta vez. Tínhamos perdido há quatro anos e fizemos uma campanha muito forte agora", afirmou Marcio Darlei Macedo, membro do diretório do PT de Londres, que atuou como fiscal do partido ontem no consulado.

Na Argentina, a candidata do PT recebeu 58,4% dos votos válidos, contra 25,6% de Serra. Marina teve 14,2%. As 12 seções eleitorais instaladas em Buenos Aires, Córdoba e Mendoza registraram 2.392 votos. A Argentina é o maior colégio eleitoral brasileiro num país da América Latina.

Em Abu Dhabi, a 120 km de Dubai, apenas 64 brasileiros estão cadastrados na embaixada, e 36 compareceram. O vencedor foi Serra, com 19 votos, seguido de Dilma, com 13, e de Marina Silva, com 4. Para a embaixada, o baixo número de eleitores registrados, dos mais de 2.000 brasileiros residentes no país, se deve ao caráter "flutuante" dos expatriados.

Colaboraram ANDREA MURTA, de Washington, GUSTAVO HENNEMANN, de Buenos Aires, MARCELO NINIO, de Abu Dhabi, e VAGUINALDO MARINHEIRO, de Londres

DENÚNCIA:
Ontem, em uma comunidade de oposição do Orkut, brasileiros residentes em Tóquio relataram irregularidades no consulado brasileiro no Japão. Contaram que havia uma listagem com os nomes dos candidatos na cabine de votação, onde o nome de Dilma aparecia no topo da lista, por duas vezes, em destaque, enquanto que os dos demais candidatos apareciam em letra miúda, bem abaixo. Por Arthur

Nenhum comentário:

Postar um comentário