nossa democracia corre risco
assine a petição online aqui


14 de julho de 2010

Brasil é o 3º pior país do mundo no ranking de qualidade de morte

Em dois países comunistas morre-se melhor que no Brasil

Entre 40 países, o Brasil é 38° em ranking de qualidade de morte. Os cuidados paliativos oferecidos no País ainda estão longe do ideal. Estamos pior que a China (37ª) e Rússia (35ª).

Um estudo divulgado pela consultoria Economist Intelligence Unit, na Grã-Bretanha, classificou o Brasil como o terceiro pior país do mundo no ranking de qualidade de morte. A performance do País está entre as piores quando o assunto é cuidados paliativos, o conjunto de recursos aplicados pela equipe de saúde para dar mais dignidade e qualidade de vida a pacientes já sem possibilidades terapêuticas. A Grã-Bretanha "é líder global em termos de rede hospitalar e provisão de cuidados a pessoas no fim da vida".

Cabe lembrar que no ranking de qualidade de vida internacional, de 2010, o Brasil também perde feio na América Latina. Estamos na 38ª posição, atrás de todos os vizinhos: o Uruguai está na 19ª posição do ranking; Argentina, 26º lugar; Chile (31º lugar), Costa Rica (33º) e Panamá (34º).

Ou seja: somos os piores em qualidade de vida e em qualidade de morte. E dá para acreditar nessas pesquisas chumbregas que apontam que o brasileiro é o povo mais confiante entre os latinos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário