nossa democracia corre risco
assine a petição online aqui


4 de setembro de 2010

Votos em troca de crack, na Paraíba

...E o Lula fazendo lei para punir o pai que dá um tapa na bunda do seu filho! Triste sina de um país entregue à quadrilha das baratas. Por Arthur (FDS)

Magistrado denuncia campanha eleitoral baseada no tráfico de drogas

De olho nas eleições de 2010, políticos da cidade de Solânea e municípios vizinhos estão fazendo qualquer negócio para garantir a vitória nas urnas. Segundo denúncias do juiz Osenival dos Santos Costa, da 48ª Zona Eleitoral da Paraíba, a campanha eleitoral na região é motivada pela compra e venda de votos com a distribuição de crack. O esquema seria montado com a participação de traficantes, políticos e mototaxistas que trabalhariam como "olheiros" para os líderes da quadrilha. "É uma verdadeira farra", resumiu o magistrado sobre a situação local. Por Thais Cirino



Segundo o juíz, o esquema de compra de votos ocorreria de várias formas. Uma delas seria a troca do voto por drogas, em especial o crack. "Sabemos que isso acontece, principalmente porque Solânea está na rota do tráfico de drogas e a presença do crack é forte", afirmou. Osenival dos Santos Costa garantiu que esta situação vem se repetindo ao longo dos anos e acaba não tendo fim por falta de denúncias concretas. "Em 2008 soubemos do fato e ele se repete em toda a cidade".

Para os que não são usuários de droga, as ofertas de compra do voto são negociadas com dinheiro. Os preços variam entre R$ 1 mil e R$ 3 mil, de acordo com o juiz, e podem ocorrer até mesmo no dia da eleição. "São os motoqueiros que levam o dinheiro ou a droga", explicou o magistrado. Ele afirmou que ontem, dia em que a Polícia Federal esteve no município para a realização de audiências com a população, a passagem de pessoas em motocicletas pelo local foi constante durante toda a reunião. "Eles paravam, olhavam e iam embora levar as informações", contou.

Uma outra informação, no mínimo curiosa, sobre Solânea, é que a cidade possui mais de 22 eleitores, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mesmo assim, 57% deste total seriam de pessoas naturais de outras localidades e que, por motivos alheios, votam na cidade. Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário